De tão alegre que eu estava, não imaginava que o que estava prestes a acontecer me ajudaria a entender o chamado. Afinal, aquele momento mudaria todo o rumo do meu chamado, da minha vida, dos meus sonhos e da minha teologia.
Esperando ser usado por Deus eu imaginei, criei, sonhei e construí sobre cenários que já conhecia. Cenários de homens de Deus que pelo mundo foram chamados para fazer Sua obra, pregando para milhões, pregando para multidões.
Será que como Billy Graham, eu seria usado de uma forma poderosa para impactar grandes multidões?
Oh Deus! Sim!! Eu quero que me conheçam para te fazer conhecido!!
Usa-me como o Senhor usou esses grandes homens!
Quando o Senhor Fala Conosco de Maneiras Inusitadas
Quem não quer ser conhecido e reconhecido por ser um grande homem de Deus, não é mesmo?
Quem não quer ser responsável por influenciar milhares (ou quem sabe milhões) de pessoas a conhecerem mais ao nosso amado Deus e seu precioso Filho Jesus? O que há de tão errado em sonhar com isso?
Naquele dia, o pregador da noite era alguém bem conhecido. Suas músicas, suas pregações sempre falavam comigo. Que privilégio poder cantar e adorar a Deus junto com esse irmão querido.
Antes de começar fui até ao banheiro rapidamente, esperando não perder nenhum momento desse culto tão esperado por mim. Ali estava então, um amigo, um colega dessa nossa escola de missões.
Cheio do Espírito, ele acabava de profetizar para um outro irmão, e quando me viu, parou, pensou e falou algo sobre meu chamado:
“Por muitos anos o Senhor levantou alguns homens para multidões. Foi assim com Billy Graham e outros famosos irmãos. Mas nesse tempo, o Senhor está te levantando para ser um NA multidão.”
Entendeu? Nem eu!! (risos) Bom, na verdade eu fingi que não entendi, que não ouvi direito e rapidamente do banheiro saí!
Até parece que isso é algo que Deus diria para alguém, né!? O chamado que Deus tem para mim é algo grande, vistoso, que eu nem conseguiria imaginar!
Um pregador de multidões é com certeza o meu destino e me sinto no direito de assim sonhar!! Não dá para entender como deixam esse tipo de jovem ficar entregando “profetadas” no banheiro. Alguém deveria fazer alguma coisa sobre isso! (risos)
A Confirmação sobre o Tipo de Chamado Jaz à Nossa Porta!
Dois minutos depois, nosso pregador da noite, antes de iniciar sua ministração tinha uma palavra para entregar a toda a congregação.
Com temor ele disse:
“Por muitos anos o Senhor levantou alguns homens para multidões. Foi assim com Billy Graham e outros famosos irmãos. Mas nesse tempo, o Senhor está levantando alguns de vocês aqui para serem um NA multidão.”
O quê?? Será que eles combinaram antes para falarem isso?? Não é possível que ele está falando a mesma coisa do que aquele jovem do banheiro!
Só pode ser para mim e para o meu chamado! Não, acho que não, talvez seja para o irmão João que está ali na frente. Ele sempre foi meio orgulhoso!! Deus quer dar à ele uma lição!
Questionando, Aceitando e Entendendo o Chamado de Deus
Não ouvi mais nada daquela pregação. Fiquei me remoendo em meus pensamentos a noite toda. Respirei fundo… pensei… refleti… murmurei… critiquei e aceitei!
Aceitei primeiro que estava ali naquele culto, naquela escola de missões, para na verdade entender mais sobre quem eu era, para tentar descobrir ainda mais qual era o meu chamado e como servir melhor ao nosso Deus.
Aceitei também que Deus de verdade escolheu se comunicar comigo, me avisar e redirecionar meus sonhos e objetivos.
Ele conhece e conhecia meu coração. Um coração orgulhoso que na verdade lá no fundo, lá no fundinho, realmente gosta é da multidão, gosta dos likes, gosta de ter entre os homens uma vistosa reputação.
Um coração que, em um caminho, chamado, ou ministério diferente, provavelmente iria se corromper pelos elogios e aplausos da multidão.
Por um tempo pensei que era injusto. Justo na minha vez! Justo o meu chamado e não o do João! Eu queria pregar para as multidões! Queria levar milhares aos pés do Senhor!
E agora na verdade eu tenho que estar ali com a multidão, sem microfone, sem púlpitos, sem acesso, sem canal de Youtube, sem Instagram, sem Facebook?? Puxa vida! Que chamado é esse?
Não é isso, essa fama e esse acesso às pessoas que todo homem com um chamado de Deus sonha? Não é sendo conhecido que fazemos o Senhor conhecido? Que bug na mente que me deu!!
Uma Lição Aprendida Sobre Como Entender o Chamado de Deus
Se passaram muitos anos para eu verdadeiramente descobrir e compreender a profundidade daquele fatídico dia.
A verdade é que naquela noite bonita e, inicialmente para o meu orgulho e para a minha alma, uma noite sombria, Deus ali me fez um convite que no começo não entendia…
Porém, Ele me fez um convite muito especial para viver o chamado d’Ele de uma forma verdadeira e real: o convite para NÃO ser famoso!
O convite para viver em lugares onde na verdade NÃO ser conhecido por muitos poderia salvar minha vida, dos meus irmãos em Cristo e da minha família.
O convite para viver em lugares onde a Igreja do Senhor é perseguida. O convite para viver o ministério de uma forma simples, nas regiões sombrias.
O convite para amar e servir uma pessoa de cada vez (e não milhões ao mesmo tempo), como Madre Teresa dizia! Um convite para viver o Seu chamado e Sua missão, e não a minha!!
Seja você chamado para ser famoso ou não, para tocar com o amor de Jesus uma pessoa por vez ou mesmo uma grande multidão, espero que como João Batista essa verdade esteja latente no seu coração:
“Convém que ele cresça e eu diminua” em Sua missão!
✍️ Nota do editor: Este artigo é um testemunho inspirador escrito por Ibrahim, colaborador do Chamado Para Geração. Ao compartilhar sua jornada no campo missionário, ele nos ajuda a refletir sobre como entender o chamado de Deus em nossas vidas. Um conteúdo valioso para quem busca entender o chamado e cumprir o ministério de forma relevante.