O chamado de Deus não é uma escolha pessoal, mas sim uma convocação especial que Ele tem para cada um de nós. Nesse estudo, quero propor uma reflexão sobre chamado de Deus que irá edificar muito a sua vida.
Escolhi esse assunto para nossa reflexão bíblica, pois o chamado de Deus é um tema central na Bíblia, e por isso, deve ser central em nossa vida também.
Paulo nos lembra do chamado que recebemos para viver segundo a vocação que Ele nos confiou: “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.” ( Efésios 4:1) Da mesma forma Pedro nos exorta: “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.” (2 Pedro 1:10)
Sendo assim, quero propor uma rápida reflexão sobre chamado de Deus e sobre como podemos cumpri-lo em nossas vidas, com base no texto de 2 Timóteo 2:15.
Reflexão sobre Chamado de Deus
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:15)
Neste versículo, Paulo não somente nos convida a uma profunda reflexão sobre chamado de Deus, como também nos encoraja a sermos aprovados por Ele enquanto exercemos esse chamado.
Para isso, ele nos dá instruções que não se baseiam em critérios terrenos, mas na sabedoria e no propósito do Senhor.
Meditando nessa passagem das escrituras, descobri 5 passos práticos que nos levarão a cumprir o chamado de Deus em nossas vidas da forma que O agrada.
5 Passos Para Cumprir o Chamado de Deus
1. Nos apresentarmos a Deus
“Procura apresentar-te a Deus…”
O primeiro desafio que quero trazer para nós nessa reflexão sobre chamado de Deus, é o de apresentarmos nossas vidas a Deus através de uma VIDA DEVOCIONAL DIÁRIA.
Acredito que começamos a conhecer a Deus na conversão, mas devemos continuar investimento nesse relacionamento com Ele de forma intencional. Ou seja, um conhecimento prático, relacional e não apenas teórico.
E à medida que nos relacionamos com Deus diariamente, viveremos a jornada de uma vida, que continuará na eternidade.
Estou falando sobre a busca e o compromisso de sermos amigos de Deus, nos expondo a Ele em amor; e como consequência, irmos sendo transformados à Sua imagem, para nos tornarmos a cada dia mais parecidos com Seu filho Jesus, como está escrito em Romanos 8:29.
Logo, através dessa Palavra, somos encorajados por Deus a continuarmos a conhece-lo e desfruta-lo diariamente . E Isso só pode ser alcançado por meio de um relacionamento intencional, sincero e diário.
Para isso, será preciso desenvolvermos uma vida devocional consistente que envolve práticas espirituais, como a oração, a confissão, a adoração e a leitura da Palavra. A nossa transformação ocorre quando estamos em Sua presença, o adorando e o contemplando.
2. Ser Aprovado
“…apresentar-te a Deus aprovado….”
Deus nos chama para SER antes de fazer qualquer coisa. Por isso, devemos estar bem conosco mesmos, com Deus e com outros antes de agir. Afinal, Deus valoriza CARÁTER acima de Habilidades.
Por isso, quero deixar claro, nessa Reflexão sobre Chamado de Deus, que ser aprovado por Deus é fundamental se você deseja agradá-lo. E isso não é apenas para obreiros ou líderes cristãos, e não depende se seu ministério está sendo exercido dentro ou fora das quatro paredes da sua denominação.
Sendo assim, ao nos apresentarmos a Deus, precisamos estar abertos a sermos corrigidos e transformados por Ele, nos sujeitarmos à Sua Palavra, às admoestações do Espirito Santo e ao Corpo de Cristo, através dos nossos irmãos e lideres.
Em Hebreus 3:12,13 vemos como nosso coração, com o tempo, pode se afastar de Deus e se endurecer. Enquanto podemos mantê-lo aquecido através de uma vida devocional e de relacionamentos saudáveis, envolvendo comunhão e exortação.
Portanto, entenda de uma vez por todas que ser usado por Deus não significa ser aprovado por Ele.
3. Agir Como Obreiro
“…como obreiro…”
Não se deixe enganar. A coisa mais importante no Reino de Deus são as PESSOAS e não os eventos e estruturas eclesiásticas.
Por isso, nessa reflexão sobre chamado de Deus quero desafia-lo a pensar fora da caixa da religiosidade e a começar a buscar entender a mente do Senhor.
Digo isso porque, muitos de nós tem uma MENTALIDADE ATIVISTA, como se Deus quisesse nos ver trabalhando freneticamente e incessantemente na igreja, fazendo eventos e mais eventos, com a finalidade de manter a nós mesmos e aos demais ocupados.
Mas embora eu mesmo já tenha pensado e agido assim no passado, hoje percebo que a vida cristã envolva sim, bastante trabalho, contudo o foco não deve está no trabalho em si, nem na estrutura eclesiástica, e sim no que é mais importante para Ele, EVANGELIZAR E DISCIPULAR PESSOAS de todas nações.
Por isso, à medida que amadurecemos como cristãos, compreendemos melhor nossa identidade n’Ele e assim, discernimos o texto que diz que “….não somos mais escravos, mas amigos de Jesus” (João 15:15,16) e que somos “…filhos do mesmo Pai, herdeiros com Ele das mesmas promessas que Jesus.”(Romanos 8:17)
Portanto, é a partir da revelação de que somos filhos de Deus, amados por Ele e seus amigos, que iremos FAZER SUA OBRA da forma que O agrada.
4. Não Ter De Que Envergonhar-se
“…que não tem de que se envergonhar.”
De acordo a carta de Paulo a Timóteo, o OBREIRO APROVADO por Deus é aquele que tem um estilo de vida irrepreensível, e por essa razão não tem do que se envergonhar.
Isso rreforça a importância, tanto de manter uma TER UMA BOA REPUTAÇÃO quanto de buscar AGRADAR A DEUS por meio de nossa vida e ministério.
Assim, em nossa busca por Deus, precisamos nos sujeitar ao PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO que o Espirito Santo exerce em nós através do Seu poder, da Sua Palavra e da Sua igreja. (2 Coríntios 7:1 / 1 Pedro 1:15,16)
Além disso, nosso trabalho deve ser motivado pelo amor a Deus e desejo de agradá-lo acima de qualquer coisa. Não para sermos reconhecidos por pessoas, mas por Deus.
Portanto, a Reflexão sobre Chamado de Deus de hoje nos exorta a nos tornamos obreiros que não tem do que se envergonhar, nem diante de Deus e nem diante dos homens.
5. Manejar Bem a Palavra da Verdade
“…que maneja bem a palavra da verdade.”
Finalmente, nossa reflexão bíblica de hoje destaca a importância de exercermos a obra do Senhor, estando preparados para entender, praticar e pregar a Palavra da Verdade, que é o Evangelho de Jesus Cristo.
Mas o que significa manejar bem a palavra da verdade?
De forma simples e direta, manejar bem a palavra da verdade significa ter a habilidade de explicar a Palavra de Deus de forma clara aos ouvintes.
Além disso, quem possui essa habilidade sabe responder às questões da vida e dos desafios contemporâneos, pelo poder do Espirito Santo e à luz das Escrituras.
Como aprender a manejar bem a palavra da verdade?
1 – Para alcançar essa habilidade, precisamos conhecer o Senhor e estudar profundamente as Escrituras em nossas vidas diárias.
2 – Devemos pedir ao Espírito Santo revelação e entendimento em oração.
3 – Precisaremos estudar a Bíblia de forma individual e junto com a nossa comunidade de fé.
4 – Se possível, seria excelente ingressar em um curso teológico online ou presencial.
Fazendo assim, você estará preparado para entender, praticar e pregar a Palavra da Verdade com excelência, fortalecendo sua fé e capacitando-se para compartilhar as verdades transformadoras do Evangelho de forma clara e impactante.
Conclusão e Desafio Prático
Nessa Reflexão sobre Chamado de Deus, tentei mostrar que o chamado de Deus é uma jornada que começa com o conhecimento d’Ele e continua em uma vida de relacionamento íntimo e compromisso diário.
E que para atender a esse chamado, precisamos nos apresentar a Deus, buscar Sua aprovação, agir como obreiros focados em servir as pessoas, manter uma vida sem motivos de vergonha, e ensinar a Palavra com precisão e amor.
Desafio Prático:
Comprometa-se hoje a dedicar TEMPO DIÁRIO em oração e leitura da Palavra.
Ou seja, não fique apenas nessa Reflexão sobre Chamado de Deus. Desenvolva uma vida de comunhão e amizade com Deus.
Faça isso, através de um relacionamento íntimo com Deus, buscando Sua sabedoria para aplicar esses desafios em sua vida diária.
E lembre-se que a vida cristã não é sobre Deus nos dar o que queremos e sim, sobre nós cumprirmos Sua vontade e completarmos a carreira que Ele tem para nós.
Tenha um grande dia!
2 Comentários
Irmão Denis Barreto, parabéns por a simplicidade e profundidade do conteúdo gostei muito peço sua permissão para aplicar em nossos, nos cultos e em célula.
Um abraço em Cristo Jesus.
Pastor Lindomar Vital Gualberto.
IBP – no Bairro Capoeiras – Cajazeiras – PB.
Olá meu irmão! Agradeço pelo comentário. Isso me encoraja a continuar escrevendo.
Fique à vontade para usar como desejar esse conteúdo…nada é nosso, somos apenas mordomos do Senhor!
Se eu puder ajudar em mais alguma coisa, fique a vontade para me contatar. (11) 99261-6380
Um abraço!